Seja bem-vindo!

O objetivo do blog é criar a ligação com os estudantes de Farmácia e dos outros CA's e DA's da nossa Universidade. Acesse e mantenha-se informado!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

REUNI: Expansão da Universidade pública?

O dinheiro do REUNI acabou.
"Isso significa que o meu sucessor terá qe buscar mais alguns bilhões para atender os reitores das Universidades Federais." Fernando Haddad, Ministro da Educação.

O reuni é um decreto baseado em duas metas principais: aumentar a relação professor-aluno e aumentar o índice de aprovações no ensino superior público para 90%. O programa de expansão do governo, porém, não vem acompanhado de um incremento orçamentário necessário para garantir uma expansão de qualidade. O programa conta com um orçamento de apenas R$ 2,5bi, valor planejado para 5 anos que já acabou em 2 anos de REUNI. Trata-se, portanto, de um projeto que tem como consequência a precarização do ensino e do trabalho docente.
Ao chegar na universidade, os 50 mil estudantes que entraram em cursos novos do REUNI já coeçaram a vivenciar os problemas: salas de aula superlotadas, falta de profesores, de laboratórios, de bibliotecas, de bandeijão. Alguns cursos, inclusive não tinham sequer um lugar pra funcionar. É o caso do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Naturais da UFVJM. A Universidade alojou o curso em uma creche vizinha! O jornal "Folha de São Paulo" noticiou vários problemas do REUNI.
Para apresentar um projeto para a expansão da universidade alternativo ao REUNI do governo Lula, estudantes de todo o país estão construindo um projeto de Lei que garanta a expansão de qualidade. Essa 1ª versão irá correr as escolas e universidades para coletar a assinatura de estudantes, professores e funcionários, além de agregar contribuições ao texto do PL. Participe dessa campanha! Converse com seus amigos, seu Grêmio, Centro Acadêmico ou DCE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui seu comentário: